Não se fala em outra coisa. Desde que um teaser do longa "Do Começo ao Fim" vazou na internet, o público vem comentando sobre o tema polêmico que o envolve: o amor incestuoso entre dois irmãos.
Nem mesmo Aluizio Abranches, diretor dos ótimos "Um Copo de Cólera" (1999) e "As Três Marias" (2002), acreditou na repercussão. Em apenas duas horas, um dos vídeos tinha sido visto por mais de 700 pessoas. O fato de o material ter caído na rede assustou a equipe e foi suficiente para criar uma enorme expectativa.
Em "Do Começo ao Fim", Thomas (o pequeno Gabriel Kaufmann, de 7 anos) mantêm uma relação de afeto por seu irmão Francisco (Lucas Cotrin). Quando adultos, os dois descobrem que, mais do que carinho entre dois irmãos, o que eles sentem é amor. No elenco, estão Júlia Lemmertz e Fábio Assunção, que interpretam os pais dos meninos.É talvez essa fase do filme que deve chamar mais atenção, especialmente do público gay. Quando surgem em frente às câmeras, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso, que vivem Thomas e Francisco, respectivamente, arrancam suspiros e esbanjam masculinidade. Mas seu diretor avisa que, antes de ser um filme com um elenco estelar, o objetivo é trazer à tona o debate sobre a homossexualidade.
Nesta entrevista, Aluizio Abranches mostra como enfrentou os problemas de orçamento - o cineasta teve até que fazer empréstimo e ainda deve R$ 300 mil a bancos - para filmar este que ele considera um filme "delicado", que começou a tomar forma há pelo menos seis anos. O resultado, enfim, poderá ser visto no Festival do Rio, que acontece agora em setembro, e na segunda quinzena de novembro, quando o longa finalmente estreia em circuito nacional.